Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova onda de frio nesta semana no RS

Publicação:

monitoramento climático tempo frio
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Os níveis das barragens seguem muito baixos para áreas produtoras de arroz. Embora nos últimos dias muito tenha sido noticiado sobre chuvas fortes, tempestades e enchentes, associados a passagem de dois ciclones extratropicais sobre o Rio Grande do Sul, o fato é que a atuação desses sistemas se concentrou mais sobre o Norte do Estado e, portanto, as chuvas fortes não atingiram as regiões de arroz do Sul e Oeste gaúchos.

Segundo informações de produtores da região, a estimativa é que nesta segunda-feira (13) as barragens tenham em média apenas 30% da sua capacidade de armazenamento. O sinal de alerta acendeu para os rizicultores em relação ao risco de este ano não recuperarem plenamente os níveis das barragens, no momento que não foram beneficiados com as fortes chuvas de julho que assolaram o Estado. Em curto prazo, não há expectativa de reversão desse quadro.

As previsões para o restante de julho e para agosto não são muito favoráveis para ocorrerem chuvas fortes nas áreas produtoras de arroz do Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Nesta semana, especificamente, o tempo fica mais seco e mais frio, por causa de uma massa de ar polar que não consegue se deslocar muito e é logo empurrada para o oceano. Um bloqueio atmosférico se instala no Oceano Pacífico e deve também prender as chuvas mais sobre o Uruguai e áreas adjacentes.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

Uma onda de frio avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe. Na quinta-feira (16), áreas de instabilidade levam pancadas de chuva passageiras e de baixo acumulado à parte da Fronteira Oeste. Tempo segue seco posteriormente por período prolongado, por causa do bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico.

Campanha

Uma onda de frio avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe. Tempo segue seco sobre a região da Campanha na maior parte da semana. Deve voltar a chover de forma fraca e com baixo acumulado no fim de semana, mas a maior parte da chuva ficará presa no Uruguai, por conta de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico.

Central

Uma onda de frio avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe. Na quinta-feira (16), áreas de instabilidade levam pancadas de chuva passageiras e de baixo acumulado à parte da região central. Tempo segue seco posteriormente por período prolongado, por causa do bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico.

Planície Costeira Interna

Semana quase sem chuva na Planície Costeira Interna. Destaque para a onda de frio que avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe.

Planície Costeira Externa

Semana quase sem chuva na Planície Costeira Externa. Destaque para a onda de frio que avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe.

Zona Sul

Uma onda de frio avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe. Tempo segue seco sobre a Zona Sul na maior parte da semana. Deve voltar a chover de forma fraca e com baixo acumulado no fim de semana, mas a maior parte da chuva ficará presa no Uruguai, por conta de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico.

IRGA