Novos agrônomos participam de capacitação na sede do Irga
Publicação:

Começou nesta manhã (6) a oficina “O papel do extensionista do Irga e a nova visão de desenvolvimento sustentável na metade sul do RS”. O curso, que acontece na sede do Irga, em Porto Alegre, é parte do programa de capacitação para os novos agrônomos e técnicos do instituto, que se iniciou na última terça-feira, dia 4 de fevereiro, com um treinamento específico para o Dia de Campo Estadual.
As atividades começaram hoje com uma palestra de abertura do presidente do Irga, Claudio Pereira. Pereira falou sobre o novo cenário da cadeia do arroz na metade sul do estado e o papel do Irga como agente promotor do desenvolvimento, ressaltando a importância da cultura orizícola na região e a necessidade de se discutir questões de agroecologia e desenvolvimento sustentável. “Temos que ter um modelo de produção sustentável econômica, ambiental e socialmente. É preciso fazer todos os esforços para proteger o produtor, seu ambiente de trabalho e o alimento que vai para mesa do consumidor.” Pereira ressaltou também a necessidade de incentivar a rotação de culturas, como parte essencial da resolução dos problemas do produtor, e aproveitou para reiterar a importância da chegada dos novos pesquisadores e extensionistas. “Vocês são a base, o alicerce da instituição são seus recursos humanos.”
Diversas palestras sobre a cultura do arroz no Rio Grande do Sul acontecem entre hoje e amanhã. Entre os assuntos discutidos estão o contexto geral da agricultura do estado, a caracterização da lavoura de arroz em terras baixas, a diversificação de cultivos e integração lavoura-pecuária, a interação entre pesquisa e extensão e a expectativa da direção do Irga com os novos extensionistas.
Texto: Camila Raposo
Assessoria de Imprensa Irga
(51) 3288.0423
camila-raposo@irga.rs.gov.br