Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pouca chuva sobre o Estado

Publicação:

>
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Nos últimos sete dias, choveu menos que o normal no Rio Grande do Sul. A Zona Sul recebeu a precipitação mais abrangente com aproximadamente 25 milímetros. Apesar de fraca, a chuva foi frequente sobre a região de Pelotas, indicando maior quantidade de nuvens e menor radiação solar.

Dos 21 dias possíveis, choveu em 19 dias em Capão do Leão. O mesmo vale para Santa Vitória do Palmar com 17 dias de precipitação. A temperatura da água do mar mais elevada que o normal tem ajudado o desenvolvimento de sistemas de baixa pressão e chuva frequente sobre a região.

Nesta semana, a passagem de uma frente fria causa pancada isolada de chuva sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira (23). O acumulado será mais elevado em alguns municípios entre a Planície Costeira Externa e a Região Central. Posteriormente, o tempo seco retornará e a entrada de uma massa de ar frio diminuirá a temperatura para mínimas entre 12°C e 15°C.

Na Campanha, a temperatura permanecerá baixa entre terça e sexta-feira (26). A tendência é de tempo mais seco e quente na próxima semana no Rio Grande do Sul.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS 

 Fronteira Oeste

A passagem de uma frente fria traz chuva pontual, com curta duração e baixo acumulado entre segunda (22) e terça-feira (23) para a Fronteira Oeste. Estimam-se menos de 5mm. A temperatura oscila entre 21°C e 35°C nesta segunda-feira, mas a mínima deverá declinar aos 18°C na quinta (25) e sexta-feira (26). Posteriormente, a temperatura voltará ao patamar atual. A atmosfera voltará a ficar mais instável a partir da segunda-feira que vem (1º), mas isso não implicará em retorno obrigatório da chuva, já que a umidade do ar permanecerá baixa durante todo o primeiro decêndio do próximo mês.

Campanha

A passagem de uma frente fria traz chuva pontual, com curta duração e baixo acumulado entre segunda (22) e terça-feira (23) para a Campanha. Estimam-se menos de 5mm. A temperatura oscila entre 18°C e 33°C nesta segunda-feira, mas a mínima deverá declinar aos 15°C na quarta (24) e na quinta-feira (25). Posteriormente, a temperatura voltará ao patamar atual. A atmosfera voltará ficar mais instável apenas a partir de 7 de março, mas isso não implicará retorno obrigatório da chuva, já que a umidade do ar permanecerá baixa durante todo o primeiro decêndio do próximo mês.

Central

A passagem de uma frente fria traz chuva pontual, com curta duração e baixo acumulado entre segunda (22) e terça-feira (23) para a Região Central. Estimam-se menos de 10mm. Entre Rio Pardo e Porto Alegre, alguns municípios poderão receber mais de 25mm, caso de Triunfo, por exemplo. A temperatura oscila entre 18°C e 34°C nesta segunda-feira, mas a mínima deverá declinar aos 15°C na quinta (25) e sexta-feira (26). Posteriormente, a temperatura voltará ao patamar atual. A atmosfera voltará a ficar mais instável a partir da terça-feira, mas isso não implicará retorno obrigatório da chuva, já que a umidade do ar permanecerá baixa durante todo o primeiro decêndio do próximo mês.

Planície Costeira Interna

A passagem de uma frente fria traz chuva pontual, com curta duração e baixo acumulado entre segunda (22) e terça-feira (23) para a Planície Costeira Interna. Estimam-se menos de 10mm. A temperatura oscila entre 19°C e 32°C nesta segunda-feira, mas a mínima deverá declinar aos 16°C na quinta-feira (25). Posteriormente, a temperatura voltará ao patamar atual. A atmosfera voltará a ficar mais instável apenas a partir de 9 de março, mas isso não implicará retorno obrigatório da chuva, já que a umidade do ar permanecerá baixa durante todo o primeiro decêndio do próximo mês.

Planície Costeira Externa

A passagem de uma frente fria traz chuva pontual, com curta duração e baixo acumulado entre segunda (22) e terça-feira (23) para a Planície Costeira Externa. Estimam-se menos de 10mm. Entre Rio Pardo e Porto Alegre, alguns municípios poderão receber mais de 25mm, caso de Triunfo, por exemplo. A temperatura oscila entre 20°C e 34°C nesta segunda-feira, mas a mínima deverá declinar aos 18°C na sexta-feira (26) em Viamão. Posteriormente, a temperatura voltará ao patamar atual. No litoral, há previsão de ventos moderados com rajadas de 45km/h de nordeste nesta segunda-feira e de 50km/h de leste e nordeste entre a quinta (25) e sexta-feira (26). A atmosfera voltará a ficar mais instável a partir do dia 5 de março, mas isso não implicará retorno obrigatório da chuva, já que a umidade do ar permanecerá baixa durante todo o primeiro decêndio do próximo mês.

Zona Sul

A passagem de uma frente fria traz chuva pontual, com curta duração e baixo acumulado entre segunda (22) e terça-feira (23) para a Zona Sul. Estimam-se menos de 5mm. A temperatura oscila entre 20°C e 30°C nesta segunda-feira, mas a mínima deverá declinar aos 16°C na quarta (24). Posteriormente, a temperatura voltará ao patamar atual. Na quinta-feira da semana que vem (4), há previsão de maior nebulosidade e eventual chuva fraca.

IRGA