Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Presidente do Irga participa da 76º reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz

Cenário atual e estratégias de fortalecimento do setor foram temas discutidos na reunião

Publicação:

Cenário atual e estratégias de fortalecimento do setor foram temas discutidos na reunião
Cenário atual e estratégias de fortalecimento do setor foram temas discutidos na reunião - Foto: Reprodução

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Eduardo Bonotto, participou nesta quinta-feira (22), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz. O encontro foi realizado de forma virtual e reuniu representantes do setor produtivo, autoridades e especialistas.

A pauta foi ampla e abordou temas estratégicos para o desenvolvimento da cadeia do arroz no país. Entre os assuntos discutidos estiveram as atualizações da Presidência e da Secretaria da Câmara, além de informações sobre a conjuntura do setor, apresentadas por Sérgio Roberto dos Santos Júnior, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Um dos temas debatidos foram os avanços de produtos para o controle do capim-arroz, planta daninha que impacta significativamente a produtividade das lavouras.

Durante a reunião, também foram apresentados detalhes do XIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), que será realizado de 12 a 15 de agosto de 2025, em Pelotas. Ariano Martins de Magalhães Junior, da Embrapa, destacou a importância do evento para a troca de conhecimento e fortalecimento do setor.

Outro ponto discutido foi a abertura de mercado para arroz em casca e beneficiado, tema conduzido pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (SCRI/Mapa), além de assuntos gerais de interesse da cadeia produtiva.

O presidente do Irga, reforçou o compromisso da instituição em seguir atuando de forma colaborativa para fortalecer o setor orizícola, buscando avanços na produtividade, sustentabilidade, expansão de mercados, reativação de convênios internacionais em apoio às pesquisas e campanhas de valorização do arroz.

Um dos temas debatidos foram os avanços de produtos para o controle do capim-arroz
Um dos temas debatidos foram os avanços de produtos para o controle do capim-arroz - Foto: Mayara Farias
IRGA