Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de Valorização do Arroz apresenta estratégias durante Abertura da Colheita

Publicação:

20160224103625flavio-burin-federarroz2-editado-site.jpg
Tiago Barata falou sobre a relação entre consumo e demanda - Foto: Flávio Burin/Federarroz/Divulgação

Você sabia que o consumo brasileiro de arroz vem aumentando num ritmo bem inferior ao crescimento da população? O consumo nacional apresentou queda de 17,1% nos últimos 20 anos, passando de 60,1 quilos/habitante/ano (entre 1989 e 1993), para 49,8 quilos/habitante/ano (entre 2009 e 2013). “Se consumíssemos hoje o que se consumia há vinte anos, teríamos uma demanda de 2,1 milhões de toneladas a mais e a conjuntura do mercado seria outra” afirmou o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Barata, durante o lançamento do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), realizado durante a 26ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Alegrete.

A globalização tem importante papel na mudança de hábitos alimentares da população, uma vez que os fatores sociais e socioeconômicos são fundamentais para a definição de atitudes. As modificações estão ocorrendo em função das variações no estilo de vida das famílias, do crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, da maior frequência de refeições fora de casa, variações na renda do consumidor e pela substituição da alimentação saudável por fast food.

Além de incentivar o consumo do grão, o programa visa oferecer à população um alimento mais saudável, já que está cientificamente provado que o arroz atua como adjuvante em patologias como diabetes, hipercolesteremia, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, apneia do sono, problemas psico-sociais, problemas de articulação e diversos tipos de câncer, dados da Federação Latino-Americana de Sociedades de Obesidade.

O diretor enfatizou que o objetivo principal do PROVARROZ é conscientizar a população sobre a necessidade de consumir arroz, trazendo de volta ao prato do brasileiro a alimentação tradicional tão importante para a saúde de todos. E busca alcançar a meta investindo na capacitação dos multiplicadores de conhecimento – profissionais da saúde e nutrição – informando-lhes sobre os benefícios provenientes do consumo de arroz em dietas alimentares, prevenção de doenças, produção de energia e ganho de vitaminas no sistema imunológico.

Quer também promover uma agenda de capacitações periódicas e treinamentos de merendeiras e diálogos com as crianças, protagonistas do aumento do consumo nos próximos anos. Durante o evento, a coordenadora do programa Camila Pilownic apresentou as peças publicitárias que já estão em circulação, são displays com informações nutricionais que conscientizam os consumidores no momento de se servir no buffet, livros de receitas que apresentam preparos 100% com farinha de arroz, o que torna os alimentos mais saudáveis e leves para o consumo.

Para colocar em prática todas as ações, foi formado um comitê gestor, integrado por representantes da cadeia produtiva do arroz como Federarroz, SENAR, Farsul, Sebrae e Irga.

Material de divulgação do Provarroz

IRGA