Programa de Valorização do Arroz recebe o prêmio Vencedores do Agronegócio

20170830165536img-7294-site-1.jpg
Guinter Frantz recebe o troféu Três Porteiras - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz foi agraciado, nesta quarta-feira (30), com o prêmio Vencedores do Agronegócio: Troféu Três Porteiras, da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). A entrega ocorreu ao meio-dia no Restaurante Internacional do Parque Assis Brasil, dentro da programação da 40ª Expointer. O Irga foi destacado pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz).

O troféu foi recebido pelo presidente da autarquia, Guinter Frantz, das mãos do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. A solenidade ocorreu dentro do Tá na Mesa, evento já tradicional da Federasul e que pela primeira foi realizado na feira de Esteio e fora de Porto Alegre.

Conforme a Federasul, o prêmio busca reconhecer e destacar os trabalhos dedicados ao Agrobusiness, além de incentivar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, a partir de bons exemplos locais. Os critérios de premiação observaram itens como criatividade e inovação, estratégia de negócio, ferramenta de marketing e resultados obtidos. Neste ano, quando o prêmio chega à sua quinta edição, a entidade escolheu seis vencedores em diferentes categorias e mais três destaques especiais, entre 18 cases inscritos.

A comissão julgadora concedeu o prêmio ao Irga justificando que “o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) é um projeto que acontece desde 2016, com o objetivo principal de aumentar o consumo de arroz através da conscientização da população sobre os benefícios do cereal para a saúde. Mais de 40 mil pessoas já foram alcançadas pelo Provarroz; considerando mais de 15 (quinze) universidades visitadas em todo o Estado.” Clique aqui para saber mais sobre o Provarroz.

O Tá na Mesa lotou o Restaurante Internacional do Parque Assis Brasil

Na abertura do evento, a presidente da Federasul, Simone Leite, exaltou os méritos dos premiados. “O campo é, sem dúvida, merecedor desse destaque. Não consigo imaginar como empreender em um mercado cheio de incertezas dependendo diretamente da natureza. Tenho certeza de que isso é para corajosos e para poucos”, disse a presidente da entidade.

Ao receber o troféu, o presidente do Irga, Guinter Frantz, ressaltou a importância do projeto. “Com muita satisfação recebemos esse prêmio em razão do Programa de Valorização do Arroz. Uma demanda antiga da cadeia produtiva do arroz, o programa tem como objetivo conscientizar a população brasileira sobre os benefícios deste importante cereal para a saúde. É preocupante o fato de que nos últimos 20 anos o consumo per capita de arroz caiu 17%, ameaçando a sustentabilidade econômica de toda a cadeia produtiva. Embora esteja sendo conduzido pelo Irga, o programa conta com a participação de outras entidades, como Federarroz, Farsul e Sindarroz. Incentivar o consumo de arroz é, antes de tudo, zelar pela saúde da população”, finalizou Frantz.

O diretor Comercial do Irga, Tiago Sarmento Barata, lembra que os resultados de um programa como o Provarroz não são imediatos. “Termos consciência que os resultados do Programa de Valorização do Arroz surgirão a médio e longo prazo e exigem uma persistência por parte da equipe envolvida. E esse tipo de premiação nos respalda, é um indicativo de que estamos no caminho certo e motiva a equipe toda a continuar fazendo as suas ações no sentido de incentivar o consumo. E incentivar o consumo de arroz é zelar pela saúde da população”, acrescenta Barata.

“O prêmio para o Provarroz vem em um momento muito importante. O reconhecimento da cadeia orizícola e de todos a nossa volta é o resultado de que estamos no caminho certo, de que estamos com os aliados corretos, fazendo o trabalho que era necessário para que o arroz realmente fosse reconhecido como esse alimento necessário que é para a alimentação da população. Então o Irga está muito satisfeito de ter sido reconhecido não só pelo prêmio mas também pela sensação de estar fazendo o trabalho ideal para a cadeia e valorizando o arroz da forma que ele realmente deve ser vislumbrado por todos, como um alimento cheio de sabor e saúde”, comenta a coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto.

Parte da equipe do Irga que acompanhou a premiação

OS VENCEDORES DESTE ANO

• Empresa: Instituto Rio Grandense do Arroz – Irga

Categoria: Serviços de Apoio ao Agronegócio // Título do case: Provarroz – Programa de Valorização do Arroz

• Empresa: Simbiose Indústria e Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos LTDA.

Categoria: Indústria de Insumos // Título do case: “NemaControl®: Proteção eficaz sem impacto ambiental

• Empresa: Dália Alimentos – Cooperativa Dos Suinocultores De Encantado

Categoria: Produção Agropecuária // Título do Case: Associativismo e Tecnologia

• Empresa: Flora Natural