Provarroz é tema de palestra para estudantes em Santo Antônio da Patrulha
Publicação:
O Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), promoveu, na manhã desta terça-feira (15), palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso José Nunes Santana, na localidade de Barrocadas, 6º Distrito de Santo Antônio da Patrulha. A nutricionista Carolina Pitta falou para alunos do 4º e 5º anos, que estão desenvolvendo o projeto “Os Benefícios da Farinha de Arroz”. O convite partiu da professora Rosane Muniz dos Santos, que solicitou aos estudantes que pesquisassem sobre o assunto.
A diretora da escola, Maria Teresinha Cardoso Pinto, explica que a economia da localidade é baseada na produção de arroz em larga escala e que, por isso, os alunos estão diretamente ligados à agricultura. “A palestra enriqueceu muito o nosso projeto. E no final do encontro Carolina preparou duas receitas com os alunos, uma com farinha de arroz industrializada e outra com farinha de arroz preparada pelos alunos”, relata Maria Teresinha. Ao final, a diretora agradeceu pela “atenção e o carinho” da nutricionista da autarquia.
A professora Rosane explica que o projeto iniciou no ano passado, com outra professora que visitou a Expointer com a turma do 6º ano. “Na época foram trabalhados em sala de aula os interesses dos alunos. Já neste ano recebemos da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) um projeto para a Expointer. Como meus alunos adoram falar sobre o plantio de arroz, pedi a permissão da colega se poderia trabalhar com o projeto. Mas acrescentei algumas coisas, como a pesquisa dos benefícios para quem é alérgico ao glúten, a visita às empresas de arroz, o preparo da farinha industrializada e a feita em casa. Vamos representar a 11ª CRE na Expointer”, conta a professora.
A nutricionista do Irga explica os objetivos do Programa de Valorização do Arroz. "O trabalho do Provarroz é levar à população a importância do arroz como alimento fundamental no prato devido ao seu excelente valor nutricional. Ver as crianças envolvidas no processo de produção do arroz e da farinha de arroz, pesquisando seus benefícios, produzindo receitas a partir da farinha produzida por eles e divulgando isso, é muito gratificante. Parabéns aos envolvidos”, comenta Carolina Pitta.
Assessoria de Comunicação
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br
(51) 3288-0391