Provarroz reúne merendeiras da rede municipal de ensino na Expoarroz em Pelotas

20170510174042site-bolo-carol.jpg
O foco da oficina foram as merendeiras da rede municipal de ensino - Foto: Sara Kirchhof/ Irga

No segundo dia da 5ª Exposição Internacional do Arroz que começou na terça-feira (9) na Zona Sul do Estado, a versatilidade marcou as atividades do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Uma delas aconteceu nesta quarta-feira (10) na carreta da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), onde estiveram reunidas merendeiras da rede municipal de ensino de Pelotas para assistir a palestra da nutricionista da autarquia, Carolina Pitta.

A iniciativa de levar a atividade do Programa de Valorização do Arroz para as merendeiras foi da Secretaria Municipal da Educação de Pelotas. “Ouvimos falar do Provarroz, adoramos a iniciativa e fizemos o convite. Hoje, as nossas merendeiras puderam entender melhor o valor nutricional do arroz, fazendo um resgate que de certa forma é até cultural, nos refeitórios das escolas da rede municipal”, relatou a nutricionista responsável pelas escolas de educação infantil de Pelotas, Maria Cristina Ramires.

A palestra abordou os benefícios do consumo do arroz, levando dados sobre o aumento da obesidade populacional na mesma proporção que o arroz foi perdendo espaço no prato das famílias. “As nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, na busca de incrementar o cardápio das escolas, compreendem a importância deste alimento tão comum na escola, e querem ter a opção de trazer outros alimentos usando o cereal como base da alimentação, especialmente para aquelas crianças com intolerância/alergia ao glúten”, comentou Carolina Pitta.

A atividade aconteceu na carreta da Agas

Márcia Larrossa, merendeira na Escola Infantil Mário Quintana, onde estudam cerca de 150 crianças, explica que mudou o seu ponto de vista em relação ao arroz na merenda escolar depois da oficina. “Muitos acham que não devem comer arroz para não engordar, até os próprios pais das crianças pensam assim algumas vezes. Agora, a gente sabe que eles podem e devem comer arroz porque é um alimento muito importante, especialmente para as crianças.” Na escola, estudam crianças de zero a seis anos que, juntas, consomem cerca de 80 quilos de arroz parboilizado todos os meses.

Ao final da oficina, as merendeiras aprenderam a fazer um bolo de laranja à base de farinha de arroz, que foi degustado por todos os presentes. Elas também puderam levar para casa um material sobre o Provarroz com outras receitas.

A farinha de arroz é uma opção para os celíacos

Além de devolver o arroz ao prato da população, o Provarroz investe, cada vez mais, em apresentar novas formas de preparo que utilizem o cereal como ingrediente, seja na forma de cereal, como de farinha, e outros derivados. “A atividade de hoje expressa exatamente o que o Provarroz vem buscando, que é conscientizar multiplicadores de opinião e a população sobre os benefícios do arroz para a saúde. Hoje o nosso principal objetivo foi alcançado”, concluiu a coordenadora do programa, Camila Pilownic.

Texto: Sara Kirchhof