Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tempo seco retorna ao RS a partir de quinta

Publicação:

>
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Os últimos sete dias foram caracterizados por chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Na maior parte das áreas produtoras choveu aproximadamente 30 milímetros. No Extremo Sul, no entanto, o acumulado foi bem mais baixo.

No fim de semana, o granizo alcançou o município de Herval na manhã do domingo (13). Na madrugada do sábado (12), o fenômeno foi observado em Barra o Quaraí. Na semana passada, o granizo foi observado na Região Central e Planícies Costeiras Interna e Externa.

Ainda há previsão de pancadas de chuva e trovoadas sobre o Rio Grande do Sul até a quarta-feira (16), com potencial para granizo na região central. O acumulado de chuva será baixo, oscilando entre 15mm e 30mm no Centro, Leste e Sul do Estado.

A partir da quinta-feira (17), espera-se tempo seco na maior parte das áreas produtoras, algo que deverá prosseguir por uma semana. A entrada de uma massa de ar frio derruba a temperatura no fim de semana, mas as geadas fracas acontecerão apenas ao longo da fronteira com o Uruguai.

Mapa2
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Chuva irregular sobre a Fronteira Oeste com menos de 10mm em Uruguaiana e até 30mm em São Borja e Alegrete. A precipitação acontecerá entre terça (15) e quarta-feira (16). No sábado (19), a passagem de uma frente fria gera vento de 55km/h e queda de temperatura até os 7°C na madrugada seguinte. Após a chuva de quarta-feira, a Fronteira Oeste passará por um período de pelo menos sete dias com tempo seco.

Campanha

Acumulado em torno dos 25mm com precipitação entre a terça (15) e quarta-feira (16). No fim de semana, o avanço de uma frente fria traz ventos fortes (rajadas de até 60km/h) e queda de temperatura. A mínima chegará aos 3°C no próximo domingo (20). Após a chuva desta quarta-feira, espera-se aproximadamente uma semana de tempo seco.

Central

Precipitação de aproximadamente 35mm nesta semana contando-se com a chuva da madrugada e com um novo evento que acontecerá entre o fim da terça (15) e o decorrer da quarta-feira (16). A temperatura declina aos 8°C na terça-feira, mas a maior queda será vista no próximo domingo (20), com 5°C. Após a chuva desta quarta-feira, espera-se aproximadamente uma semana de tempo seco.

Planície Costeira Interna

Linhas de instabilidade causam chuva entre 20mm e 30mm na Planície Costeira Interna entre o fim da terça (15) e o decorrer da quarta-feira (16). Depois disso, a região passará por uma semana com tempo seco. A temperatura mínima declina aos 8°C nesta terça-feira e aos 7°C no domingo que vem (20) com a presença de duas massas de ar frio.

Planície Costeira Externa

Início de semana com chuva irregular sobre a Planície Costeira com acumulado de 40mm em Porto Alegre, 15mm em Torres e 20mm em Imbé. A precipitação acontecerá entre a terça-feira (15) e quarta-feira (16). Há previsão de ventos fortes na região de Imbé, com rajadas de nordeste com até 65km/h entre a terça e quarta-feira. No sábado (19), a passagem de uma frente fria irá gerar ventos com 55km/h. A temperatura mínima declinará aos 9°C na madrugada de domingo (20). Após a chuva da quarta-feira, boa parte da Planície Costeira Externa passará por uma semana com tempo seco.

Zona Sul

Chuva irregular sobre a Zona Sul com acumulado inferior aos 10mm em Santa Vitória do Palmar, em torno dos 20mm em Jaguarão e na casa dos 30mm em Arroio Grande. Boa parte da precipitação acontecerá entre o fim da terça (15) e o decorrer da quarta-feira (16). Posteriormente, espera-se uma semana com tempo seco. Entre a sexta-feira (18) e o sábado (19), a passagem de uma frente fria gera ventos de 60km/h. Na madrugada do domingo (20), a temperatura declinará para apenas 4°C com potencial para geadas fracas.

IRGA